Olá, anos de 2004 e 2005. Essa história, na verdade, começa em 2003. Eu e o Alexandre Godoy montamos uma empresa e começamos a imaginar realizar uma série de encontros e chegamos à conclusão de que para uma série de encontros a gente poderia criar uma empresa chamada N Produções. Na sequência, idealizamos aquele que viria a ser o primeiro fracasso da nossa iniciativa.
Não diferente de todas as pequenas empresas brasileiras, o início é sempre desafiador. Existe todo tipo de crise. Entre elas, posso elencar as três primeiras que passamos nos primeiros três anos. A primeira crise é a crise do crédito: não há dinheiro para se fazer investimento. Se começa um negócio sem muito capital, esse capital rapidamente é consumido e a empresa rapidamente passa a ficar endividada.
Nossa primeira iniciativa, no mês de outubro de 2004, é a primeira semana de Franchising de Brasília. Evento de extremo sucesso, mas que deixa um prejuízo no primeiro ano da empresa de R$ 120 mil. Para pagar as contas da semana do Franchising, no final de 2004, criamos o projeto Top 10 Empresarial, que é a origem do trabalho que hoje realizamos, 20 anos depois.
Então, a empresa existe há 22 anos, mas comemoramos os 20 anos dessa trajetória de uma empresa de educação. Os primeiros dois anos são marcados por fracassos, após a semana do Franchising, em 2005, nós realizamos a feira de franquias em Goiânia, também amargando um resultado negativo.
E a primeira semana do Top 10 Empresarial, já com patrocínio da Brasil Telecom e de algumas outras organizações, nos leva a um resultado muito ruim, com poucas pessoas no auditório, alugado para 2 mil pessoas, apenas 65 pessoas no nosso auditório, acumulando mais prejuízos.
Ao longo de 2005, o Top 10 Empresarial é formatado para entregar 10 consultores em 5 noites, com 2 consultores por noite, sendo que a entrega final seria a apresentação do consultor, jogador, treinador de vôlei Bernardinho.
E é apenas no final de 2005, em dezembro de 2005, que temos a nossa primeira noite de empate. Vendemos exatamente aquilo que nós gastamos, que consumimos. Então aí vão se acumulando 3 anos de despesa, com faturamento baixo, gerando praticamente um prejuízo que já nos levava à insolvência.
Destaques
Eventos nas Fotos:
Semana de Franchising de Brasília
Top 10 Empresarial
Expo Franchising Goiás
Receba nossos conteúdos
Fique sabendo de tudo o que acontece no ecossistema da N Produções.
Ao me inscrever concordo com os termos da política de privacidade