Evento

PROJETO ESPECIAL
II Congresso Excelência em Gestão e Liderança

Programação

21/09/2018 - 08:30 às 09:20

MARCOS TROYJO

A NOVA ERA DO TALENTO: IMPACTOS DAS MEGATENDÊNCIAS NA GESTÃO E LIDERANÇA

Currículo

Marcos Prado Troyjo é um dos mais reconhecidos pensadores brasileiros quando os assuntos abordam relações internacionais e diplomacias empresariais.
Marcos é graduado em ciência política e economia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em sociologia das relações internacionais pela USP e diplomata. É integrante do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial, diretor do BRICLab da Universidade Columbia, pesquisador do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne), fundador do Centro de Diplomacia Empresarial e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na Folha de S. Paulo, tem uma coluna de destaque onde aborda temas que envolvem a globalização, a inovação e vários aspectos políticos-internacionais.
Foi conferencista convidado nos principais centros de conhecimento do mundo, como a Universidade Harvard, Yale University, University of Washington, Columbia University, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Tsinghua University (China), IE-Instituto de Empresa (Espanha), New Economic School (Rússia) e mais de outros 20 países.
Ele também serviu como diplomata licenciado por 10 anos, foi Secretário de Imprensa da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e participou da Delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança da ONU no biênio 1998-99.
Troyjo foi eleito uma das “Outstanding Young Persons of the World – TOYP” pela Junior Chamber International, em 2004, foi o vencedor do “Leadership for Social Change Award-2001”, oferecido pela Brazil Foundation de Nova York e do Prêmio “Prime Minister’s Latin American Fellow-2005”, concedido por Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia.


Conteúdo

• A nova era do talento, quais nós brasileiros carregamos?

• Desglobalização x Reglobalização. 

• Cenário Geopolítico atual, oportunidades e ameaças.

• Adaptar e liderar a sucessão de saberes e tecnologias.


21/09/2018 - 09:20 às 10:00

LÁSARO DO CARMO JR.

DESAFIO DA GESTÃO: TOMADA DE DECISÕES COMPLEXAS NUM MUNDO VOLÁTIL

Currículo

Lásaro do Carmo Jr. é um dos principais executivos do Brasil.
Com uma trajetória de mais de 24 anos marcada pela capacidade de reinventar empresas, passar por crises e crescer em meio a adversidades, ele se tornou símbolo de liderança e visão de mercado no país.
Lásaro do Carmo Jr. atuou na Sanofi, Natura, Jequiti, e Grupo Silvio Santos. Atuou por 7 anos como presidente da Jequiti, elevando o faturamento da empresa de cosméticos em 25 vezes, saltando de um faturamento de 20 para 523 milhões. Com o olhar atento nas oportunidades e no cenário social-econômico dentro e fora do pais, ele se arriscou em outros negócios, se tornando, pos- teriormente, Presidente da Jafra Cosméticos – América do Sul e conselheiro da multinacional de joias Jack Vartanian. Tem MBA em Marketing pela FGV e importantes cursos de gestão empresarial e inovação das Universidades da Pensilvânia (USA) e Insead (França).
Ocupou a cadeira de vice-presidente do Grupo Silvio Santos de outubro de 2010 a dezembro de 2014, sendo apelidado como “Garoto de Ouro” pelo próprio Silvio. No cargo de presidente da Jequiti entre 2008 e 2015, a empresa saltou de um faturamento de 21 para 520 milhões. Posteriormente, se tornou Presidente da Jafra Cosméticos – América do Sul e conselheiro da multinacional de joias Jack Vartanian, levando sua gestão ao reconhecimento internacional, recebendo o prêmio de Destaque CEO Empresarial Brasil no Latin America Sales Personality Award 2014 – da Global Council of Sales Marketing (GCSM).
Hoje, à frente de três empresa renomadas de consultoria em gestão empresarial e conselheiro de grandes empresas, Lasaro do Carmo Jr. também compartilha sua experiência sobre crescimento empresarial, liderança, empreendedorismo e inovação em palcos e eventos por todo o país.
Lásaro do Carmo Junior tem MBA em Marketing pela FGV e importantes cursos de gestão empresarial e inovação das Universidades da Pensilvânia (USA) e Insead (França).


Conteúdo

• Impacto do cenário político e econômico nas decisões

• Quais são os passos dos gestores de sucesso?

• Quais são as melhores decisões?

• Como se destacar num mercado tão ambíguo e volátil?


21/09/2018 - 10:00 às 10:45

LEILA FERREIRA

REPENSANDO VALORES E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Currículo

Leila Ferreira já atuou como repórter da Rede Globo Minas, foi colaboradora da Revista Marie Claire e do Jornal Estado de Minas e, durante 10 anos, apresentou o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas e TV Alterosa (SBT) entrevistando mais de 1.600 pessoas, entre elas os escritores Sidney Sheldon e Isabel Allende, ambos na Califórnia, a rainha Silvia da Suécia, no Palácio Real de Estocolmo e o diretor cultural do Museu do Louvre, Jean Gallard, em Paris. No Brasil conversou com centenas de personalidades e pessoas anônimas com histórias para contar.
Com uma intensa bagagem que construiu ao longo de suas muitas entrevistas, encontros e viagens, Leila, atualmente, faz apresentações em todo o país sobre temas como felicidade, amor, gentileza (ou a falta dela), qualidade de vida, humanidade, leveza e o sentido da vida – assuntos também abordados nos livros que levam sua assinatura.
Reconhecida como uma das mais cativantes e competentes jornalistas e escritoras de Minas Gerais, Leila já lançou cinco livros: “Que ninguém nos Ouça”, “Mulheres – Por que será que elas…?”, “Leila Entrevista: Bastidores”, “Viver não dói” e o best-seller “A Arte de Ser Leve”, que já alcançou a marca de mais de 70 mil exemplares e acaba de ser publicado na Espanha.
A escritora se prepara para lançar, ainda no primeiro semestre de 2018, o seu sexto livro: O Amor Que Sinto Agora.


Conteúdo

• Quais são os Valores para o futuro das organizações?

• Qual postura para uma vida leve?

• Descomplicando sua vida utilizando a ética.

• Sustentabilidade construída através da ética.


21/09/2018 - 11:15 às 12:30

OSCAR MOTOMURA

O FUTURO DA LIDERANÇA

Currículo

OSCAR MOTOMURA é o fundador e principal executivo da Amana-Key, uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas do setor empresarial e governamental, e da sociedade civil.
Executivo multidisciplinar, com uma experiência de mais de trinta anos na liderança de projetos de alta complexidade, Motomura é considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país. A expressão “equações impossíveis”, cunhada por ele, resume muito bem o foco de seu trabalho: situações altamente desafiadoras e aparentemente sem solução. Segundo costuma dizer, “quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige ‘criatividade radical’, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.
Na visão de Motomura, o “impossível” deve ser encarado como algo ainda não viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ou culturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em sua definição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível (visto que viabilizar “o que já é viável” não requer criatividade nem competência...).
Motomura vem trabalhando em consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais e também para organizações governamentais, especialmente em projetos de reinvenção estratégica e preparação para o futuro, incluindo evolução cultural, integração de culturas, revisão da própria identidade da organização e preparação do time de alta administração para os desafios internos e externos à frente.
É conhecido pelo seu carisma e estilo único na condução de eventos educacionais de grande porte e na mediação de debates abertos sobre temas complexos e polêmicos. Sua formação multidisciplinar, criatividade e visão sistêmica têm sido fundamentais para a facilitação de diálogos, mesmo os mais robustos, com líderes dos mais diferentes setores.
Além de CEO da Amana-Key, Motomura é um cidadão ativo do país e do mundo, criador de várias iniciativas ao longo das últimas décadas, como os projetos/movimentos “Estratégia de país”, “Eleitores conscientes”, “Projeto Jovens”, “PGE - Programa de Gestão Empreendedora” (para jovens universitários) e outros na área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Como principal acionista da Amana-Key, vem fazendo com que todos os resultados gerados pela Amana-Key sejam reinvestidos na evolução da própria organização e aplicados em projetos ligados à evolução do todo maior (na área da ética e da busca do bem-estar para todos).
Motomura é também co-chairman do Conselho Internacional da Carta da Terra e da Iniciativa Carta da Terra em Ação.


Conteúdo

• Surfar nas ondas de transformação no país e no mundo ou ousar moldar o futuro desejável?

• Soluções de vanguarda (que podemos fazer acontecer, se houver vontade política) para as grandes equações de nossos tempos.

• Em que direção os líderes e gestores dos setores privados e públicos deverão evoluir?

• Como a evolução acelerada da consciência, dos valores e da ética estará moldando novos caminhos para a evolução de organizações e do todo maior.



21/09/2018 - 14:00 às 14:50

EUGÊNIO MUSSAK

GESTÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS

Currículo

Eugenio Mussak trabalha como consultor em DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e é referência em Educação Corporativa. Sua carreira ligada à educação teve início em 1971 e contabiliza cerca de 20 mil aulas dadas, e mais de mil palestras proferidas para empresas, universidades e congressos, no Brasil e exterior.
Foi professor, coordenador pedagógico, diretor de escola, empresário da área de educação no Paraná e Santa Catarina, e fez parte do grupo que implantou a Universidade do Professor no Estado do Paraná, iniciativa pioneira e modelo em desenvolvimento de docentes.
Sua formação original é em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Fisiologia Humana, disciplina da qual foi monitor, pesquisador e professor na própria Universidade. Também tem especialização em Análise de Sistemas e Negócios pela FAE Business School.
Professor Honorário do IBMEC-São Paulo e professor convidado da FIA e Fundação Dom Cabral.
É membro da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, onde ocupou os cargos de Conselheiro, Diretor de Pesquisas e Coordenador da Revista Melhor – Gestão de Pessoas. Participa do comitê de organização do CONARH – Congresso Brasileiro de Gestão de Pessoas, do qual já foi coordenador geral.
É colunista de várias revistas e autor e co-autor de mais de 10 livros. É conhecido pela clareza de exposição e pela didática ao lidar com temas complexos.


Conteúdo

• Como tratar as mudanças de hábitos, costumes, necessidades e desejos.

• Como conviver com a ambiguidade da mudança?

• Qual o papel dos líderes na promoção das mudanças?

• Líderes comprometidos e entendendo a necessidade das mudanças.



21/09/2018 - 14:50 às 15:20

DRA. JANETE VAZ

CASO DE SUCESSO: A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES PARA CHEGAR À EXCELÊNCIA

Currículo

Janete Vaz é empreendedora e co-fundadora do Sabin, um dos maiores players de medicina diagnóstica do País, que está presente em nove estados e no Distrito Federal, oferecendo serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem, vacinas e checkup executivo. Formada em bioquímica pela Universidade Federal do Goiás, com MBA em gestão de negócios pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC), Janete Vaz foi eleita, por dois anos consecutivos, uma das Melhores Gestoras de Empresas do Brasil pela Revista Valor Liderança à frente do Laboratório Sabin.
Como empreendedora, Janete Vaz também integra o conselho de diferentes entidades, como o Conselho Diretor da Universidade de Brasília (UnB); o Conselho de Administração da Junior Achievement Brasil (programa empreendedorismo de jovens na escola) e o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Distrito Federal (ABRH-DF). Janete Vaz integra ainda a Diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Distrito Federal (IBEF) e tem assento de número 35 como membro titular do G100 do Núcleo de Estudos do Desenvolvimento empresarial e Econômico.


Conteúdo

• Meta diária e a construção da reputação da organização.

• Conhecer o negócio profundamente, e a avaliação constante dos indicadores de desempenho organizacional.

• Cuidar da rede de relacionamentos.

• Importancia de "tirar os sonhos da gaveta".


21/09/2018 - 15:20 às 16:00

EDUARDO TEVAH

GESTÃO DE PESSOAS, MOTIVAÇÃO, INTEGRAÇÃO E LIDERANÇA

Currículo

Eduardo Tevah é um profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de gestão e formação de equipes e suas palestras e workshops têm trazido às empresas incrementos reais de vendas e relacionamento com clientes. O desafio de comandar pessoas o tornou reconhecido internacionalmente quando se trata de palestras e workshops ligados à liderança e à motivação de pessoas. Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS com especialização em Gestão de Pessoas, Tevah é diretor-presidente da DE Consultores Associados, possui cursos de especialização na Europa e Estados Unidos e é autor de quatro livros com mais de 200.000 exemplares vendidos.
Palestrante, empresário e escritor. Eduardo Tevah reúne a vivência prática como gestor e consultor de grandes empresas nacionais e internacionais com o aprendizado contínuo em centros da Europa e dos Estados Unidos. Seus eventos são marcados por uma profunda reflexão sobre a realidade empresarial, aliada à soluções 100% práticas.
Atualmente reconhecido como um dos grandes nomes do Brasil nas áreas de Liderança, Vendas e Mudança Comportamental de Equipes, seu nome já foi requisitado pelas principais corporações que encontraram no seu trabalho soluções verdadeiras para conquista dos resultados almejados.
Eduardo Tevah é escritor de 5 livros, que já somam mais de 300 mil exemplares vendidos. Além de promover workshops de abrangência nacional e internacional, em que já treinou e capacitou milhares de profissionais.


Conteúdo

• Equipes vencedoras construídas com muito engajamento, comprometimento com os resultados.

• Mobilizando e integrando todos para a excelência.

• Liderando pessoas com foco em resultados.

• Mude sua organização, mudando a atitude das pessoas.


21/09/2018 - 16:30 às 17:10

VINICIUS MARINS

COMPLIANCE: MITOS E APLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Currículo

Vinicius Marins é Procurador Municipal, advogado com atuação em Compliance e consultoria em Direito Público, em Belo Horizonte e Brasília, e professor dos programas de educação executiva da Dom Cabral nas áreas de governanças estatais, compliance e aspectos jurídicos da governança. Como docente, atua em cursos de graduação e pós-graduação da PUC/MG e do IBMEC nas disciplinas de Direito Administrativo, Licitações e Contratos e Direito Financeiro. Escreve e publica diversas obras na área do Direito Administrativo, com foco em infraestrutura, improbidade e corrupção, parcerias público-privadas, licitações, contratos administrativos e regulação. Também é doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em Direito Econômico pela Ruh Universitat (Alemanha) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem diversos cursos e certificações na àrea de Compliance e Ficha Limpa.
O palestrante tem ampla experiência profissional (13 anos) em Direito Público, nos âmbitos consultivo e contencioso (administrativo e judicial), tanto no setor público (Procuradoria Geral e Governo de Minas Gerais) como em escritórios de advocacia.


Conteúdo

• Conceitos de compliance: Experiência nacional e estrangeira.

• Programas de compliance: Importância e objetivos.

• Procedimentos para implantação de programas de compliance e suas etapas.

• Estrutura de incentivos em compliance: Lei anticorrupção.


21/09/2018 - 17:10 às 17:40

GIULIANA MORRONE

COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS DE UM NOVO TEMPO

Currículo

Giuliana Morrone é uma importante repórter de política, editora e apresentadora brasileira.
Apresentadora do Bom dia Brasil, da TV Globo, ela é também pivô nas escalas de apresentação do Jornal Nacional e do Jornal Hoje. Em 2007, deixou o Brasil para ser correspondente da TV Globo nos Estados Unidos. Cobriu as eleições que levaram Barack Obama à presidência americana, e criou o quadro do Jornal Hoje “Crônicas de Nova Iorque”, que relatava o cotidiano dos nova-iorquinos e as novidades desse período pré e pós cenário eletivo.
De volta ao Brasil, trouxe a experiência de pequenos e médios empresários sobre o impacto da crise econômica nos negócios – e quais as possíveis soluções para enfrentar cenários de instabilidades políticas. Atualmente, também faz pesquisas no âmbito da neurociência, sobre práticas e ferramentas para aumentar da produtividade no trabalho e, ao mesmo tempo, combater o estresse – técnicas bastante difundidas na América no Norte.

Giuliana é formada em jornalismo e especializada em jornalismo político pela Universidade de Brasília.


Conteúdo

• Casos de sucesso na nova comunicação.

• As redes sociais e seu papel na nova comunicação.

• A comunicação em um mundo on line.

• Virtudes e efeitos colaterais e da nova comunicação.



21/09/2018 - 17:40 às 18:30

LEANDRO KARNAL

CONHECIMENTO, TRABALHO E TEMPO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Currículo

Leandro Karnal é historiador, doutor em História social pela USP e professor na UNICAMP. É convidado de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Escreveu em autoria ou co-autoria mais de dez livros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil, como “Verdades e Mentiras” ; “Felicidade ou Morte”; “Pecar e Perdoar”; “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”; “História dos Estados Unidos “ e “Conversas com um jovem professor”. É membro do conselho editorial de muitas revistas científicas do país. É colunista fixo do jornal Estadão e tem participações semanais nas rádios e canais de TV do grupo Bandeirantes. Foi entrevistado por quase todos os grandes nomes da televisão como Jô Soares e Marília Gabriela e suas análises ocupam páginas de revistas de circulação nacional. Seus vídeos e frases circulam pela internet com grande popularidade.


Conteúdo

• Como administrar o tempo, trabalho, informações e eficácia?

• As gerações falam línguas distintas e conhecimento multiplicou-se, como atuar nesse cenário?

• Mais trabalho em menor tempo, como dar resposta a esse desafio?

• Ser profissional, em 2018, implica desafios maiores do que há 50 anos.