Evento

APG Brasília

21 a 25 de Agosto

Programação

21/08/2017 - 08:00 às 20:00

OSCAR MOTOMURA

APG BRASÍLIA

Currículo

OSCAR MOTOMURA é o fundador e principal executivo da Amana-Key, uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas do setor empresarial e governamental, e da sociedade civil.
Executivo multidisciplinar, com uma experiência de mais de trinta anos na liderança de projetos de alta complexidade, Motomura é considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país. A expressão “equações impossíveis”, cunhada por ele, resume muito bem o foco de seu trabalho: situações altamente desafiadoras e aparentemente sem solução. Segundo costuma dizer, “quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige ‘criatividade radical’, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.
Na visão de Motomura, o “impossível” deve ser encarado como algo ainda não viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ou culturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em sua definição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível (visto que viabilizar “o que já é viável” não requer criatividade nem competência...).
Motomura vem trabalhando em consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais e também para organizações governamentais, especialmente em projetos de reinvenção estratégica e preparação para o futuro, incluindo evolução cultural, integração de culturas, revisão da própria identidade da organização e preparação do time de alta administração para os desafios internos e externos à frente.
É conhecido pelo seu carisma e estilo único na condução de eventos educacionais de grande porte e na mediação de debates abertos sobre temas complexos e polêmicos. Sua formação multidisciplinar, criatividade e visão sistêmica têm sido fundamentais para a facilitação de diálogos, mesmo os mais robustos, com líderes dos mais diferentes setores.
Além de CEO da Amana-Key, Motomura é um cidadão ativo do país e do mundo, criador de várias iniciativas ao longo das últimas décadas, como os projetos/movimentos “Estratégia de país”, “Eleitores conscientes”, “Projeto Jovens”, “PGE - Programa de Gestão Empreendedora” (para jovens universitários) e outros na área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Como principal acionista da Amana-Key, vem fazendo com que todos os resultados gerados pela Amana-Key sejam reinvestidos na evolução da própria organização e aplicados em projetos ligados à evolução do todo maior (na área da ética e da busca do bem-estar para todos).
Motomura é também co-chairman do Conselho Internacional da Carta da Terra e da Iniciativa Carta da Terra em Ação.


Objetivo

Em cinco dias integrais e superintensivos, Oscar Motomura e convidados, conduzem um programa de alto impacto para atualização de líderes no que existe de mais avançado e inovador em gestão. Especial ênfase é dada a soluções de vanguarda que organizações de diferentes partes do mundo estão criando para suas equações críticas atuais e futuras. Além dessas soluções de vanguarda (que vão além dos conceitos tradicionais de “melhores práticas”), a Amana-Key oferece aos participantes “gabaritos” para criação de inovações pela raiz em todas as dimensões críticas para a evolução sustentável da organização. A estrutura conceitual (liderança e gestão sistêmica) e a revolucionária metodologia didática fazem do APG o melhor caminho para que os líderes ingressem e mantenham-se em permanente estado de evolução em gestão, estratégia e liderança.



Conteúdo

• Os aspectos técnicos, políticos, culturais, estratégicos e humanos que definem a evolução das organizações privadas, públicas e da sociedade como um todo, no curto, médio e longo prazos.



• Papéis que os líderes da organização precisam desempenhar de forma cada vez mais inovadora e integrada/sistêmica para fazer diferença nos tempos de grandes desafios em que vivemos hoje.



• Os riscos de “receitas” e “melhores práticas” que rapidamente obsolescem em tempos de velozes transformações globais.



• O contínuo refinamento e atualização de modelos mentais para fazer diferença no novo contexto global em emergência.



• O alinhamento cultural de times de líderes para fazer face às turbulências inerentes à atual fase de transição para um novo jogo global.



• “Competências duráveis” que precisam ser desenvolvidas (em níveis excepcionais de maestria) por todos os líderes para fazer com que a organização esteja cada vez mais bem posicionada: a capacidade de pensar estratégica e sistemicamente; a capacidade de lidar com desafios inéditos e assegurar soluções radicalmente criativas; a capacidade de liderar em contextos de alta incerteza; a capacidade de motivar e integrar grandes grupos; a capacidade de fazer acontecer, entre outras.



• Autoconhecimento, autodesenvolvimento e a criação de meios e modos próprios para manter-se em permanente evolução.