Evento

Helio Machado Lopéz
Mario Sergio Cortella

Helio Machado Lopéz: Coaching: por uma liderança transformadora de indivíduos e organizações
Mario Sergio Cortella: Poder e competência: dramas, tramas e traumas

Informações




Helio Ricardo Machado Lopéz é psicólogo, doutorando em Educação Empresarial e mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), coach com certificação pela Internacional Coach Federation (ICF) no programa Continuos Coaching Education (CCE) e membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE) da UnB. Possui 22 anos de experiência em gestão empresarial e coordenação de projetos internacionais, tendo prestado consultoria para organizações como PNUD, UNESCO, OEI, OPAS, entre outros. Atualmente, é diretor do Quiron Instituto de Desenvolvimento Humano, onde realiza coaching para líderes, executivos e para o desenvolvimento de times, além de outros serviços como consultoria em gestão de pessoas, assessment, palestras e cursos empresariais. É coautor dos livros Representações sociais e subjetividade: inter-relações em educação e Transdisciplinaridade e subjetividade: saberes e perspectivas docentes.



Objetivo:

Aprender a fazer do coaching uma poderosa ferramenta de motivação e crescimento tanto das organizações como dos colaboradores.



Tópicos:

• Apontar os pilares da liderança coach.

• Discutir o desafio da autonomia da equipe no trabalho da liderança.

• Problematizar a aprendizagem e a relação com o conhecimento nas organizações frente ao papel do líder coach.

• Destacar a função da liderança coach como multiplicadora da estratégia organizacional dentro da equipe.

• Apresentar um estudo de caso e as ferramentas utilizadas em coaching de liderança.





Nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1077/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e o foi do GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre outras obras, de A escola e o conhecimento (Cortez), Nos labirintos da moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não espere pelo epitáfio: provocações filosóficas (Vozes), Não nascemos prontos! (Vozes), Sobre a esperança: diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e ensino médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em paz para morrer em paz: Paixão, sentido e felicidade (Versar/Saraiva), Política: para não ser idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber) e Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética (Vozes).



Objetivo:

Fazer uma reflexão sobre o poder e suas formas estabelecidas, legítima, hierárquica ou ambas. Avaliar a competência nas organizações como um exercício coletivo a ser desenvolvido no cotidiano.



Tópicos:

• Poder e conflito: conexão inerente e necessária?

• Heteronomia e autonomia: a delegação como princípio.

• Autoridade: uma construção para além da outorga.

• Poder e competência na atividade de gestão.