Evento

Congresso Excelência em Gestão e Liderança

Programação

01/09/2017 - 08:30 às 10:45

WILLIAM WAACK

O BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: QUAIS OS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO?

Currículo

William José Waack (São Paulo, 30 de agosto de 1952) é um jornalista, professor e ex-handebolista brasileiro. Waack é formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em ciência política, sociologia e comunicação na Universidade de Mainz, na Alemanha. Fez mestrado em Relações Internacionais. Também foi atleta membro da Seleção Brasileira de Handebol.
William possui quatro livros publicados e já venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo: pela cobertura da Guerra do Golfo (1991) e ao revelar informações sobre a Intentona Comunista de 1935 até então mantidas sob sigilo nos arquivos da antiga KGB em Moscou (1993).


Conteúdo

  • De certeza percebemos que o cenário político influenciará o contexto econômico que viveremos em 2018. Esse é o desafio que William Waack, nos auxiliará a refletir: quais personagens e qual leitura poderemos ter para ampliar nossa visão de futuro.

• O fim de 2016 foi um período de intensas mudanças políticas e sociais, mas também um momento inclinado ao surgimento de novas oportunidades nos negócios, nas relações empresariais e na economia. Segundo mostram os indicadores e pesquisas, 2017 tende a seguir o mesmo caminho, porém muito mais linear e otimista. Com a confiança dos consumidores reaquecida, este ano tem tudo pra ser “o pulo do gato” das empresas.

• Com um conteúdo atualizado e alinhado às perspectivas de mercado, WILLIAM WAACK discute o cenário econômico atual e fomenta caminhos e tendências para alavancar organizações, colaboradores e negócios.


01/09/2017 - 09:30 às 09:55

LUIZ FELIPE PONDÉ

ÉTICA: FATOR DECISIVO DA TRANSFORMAÇÃO

Currículo

Filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe Pondé é considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros. É pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião. Colunista do jornal Folha de S.Paulo há quase seis anos, Pondé também é autor de 12 livros, sendo, inclusive, aclamado pela crítica com os livros “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)” e coautor do livro “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil”, junto do renomado jornalista Gilberto Dimestein, do historiador Leandro Karnal, e do educador e filósofo Mario Sergio Cortella. Na obra, os autores destrincham os sistemas democrático e político que se instauraram no país.


Conteúdo

 • Tensões da ética contemporânea;

• É possível ser ético em um mundo onde tudo é relativo?

• Ética x Transformação para o crescimento.


01/09/2017 - 10:20 às 10:45

VIVIANE MOSÉ

LÍDERES CAPAZES DE TRANSFORMAR A GESTÃO

Currículo

Filósofa, escritora, consultora e poeta, Viviane Mosé é uma mulher versátil. Com a habilidade prática e teórica de traduzir filosofia e comportamento à gestão de empresas e pessoas, suas palestras têm sido requisitadas em todo o Brasil. Desenvolveu e escreveu o quadro Ser ou Não Ser, onde apresentou no Fantástico da TV Globo, temas da filosofia em uma linguagem cotidiana. Os 24 episódios foram reapresentados também no canal GNT da Globosat. Escreveu e apresentou, no canal Futura, oito episódios da mesma série, agora com foco em educação. De 2007 a 2009, foi consultora sênior da comissão de reformulação curricular do Estado do Espírito Santo. Também é psicóloga, psicanalista em políticas públicas e doutora em filosofia, encabeçando, atualmente, a lista dos pensadores mais respeitados do país.


Conteúdo

 • As mudanças de paradigmas que a contemporaneidade exige da liderança;

• O que é ser um líder diante deste novo cenário de transformação?

• Mudanças em metas e estruturas institucionais e empresariais?

• A flexibilidade, a leveza, fundamentos da força e da eficiência da liderança.


01/09/2017 - 14:00 às 15:00

RIVADÁVIA DRUMMOND

LIDERANDO A INOVAÇÃO ESTRATÉGICA

Currículo

Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.


Conteúdo

• Perguntas complexas x respostas fáceis

• Por que organizações bem gerenciadas também fracassam?

• Qual o valor da inovação?

• Grandes transformações - Em que mundo vivemos?

• O Brasil fornece contexto adequado ao empreendedorismo e à inovação?

• Criatividade à Brasileira!

• Estratégia de Inovação - inovação tecnológica x inovação no modelo de negócios

• Execução - fatores dificultadores e papel da liderança

• Ferrametas - 101+ ferramentas, da empatia ao lean canvas

• Métricas e Resultados - fugindo das métricas convencionais

• Futuro: o que vem por aí


01/09/2017 - 15:00 às 16:00

MÁRCIO FERNANDES

UMA NOVA FILOSOFIA DE GESTÃO: FELICIDADE DÁ LUCRO

Currículo

Márcio Fernandes, presidente da Elektro, é um dos líderes mais admirados do país. Em sua gestão, a distribuidora de energia foi eleita por seis vezes a melhor empresa para se trabalhar no Brasil e duas vezes da América Latina pelo Great Place to Work e Você S/A, graças à sua filosofia de gestão que alia felicidade ao resultado. Adepto da liderança extrovertida e sustentável, ele acredita na humanização dos processos e aposta no lucro que isso gera, tanto para o engajamento das equipes quanto para o alcance dos resultados. Conduziu em menos de dois anos um time com aproximadamente 4 mil pessoas ao ápice da eficiência operacional, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos operacionais, ao mesmo tempo em que melhorou em mais de 15% a qualidade dos serviços. Com um carisma ímpar, o empresário (que também é palestrante) viaja o país estimulando eficiência operacional, trabalho em equipe e uma gestão transformadora através da empatia e do compromisso com o colaborador: peça indispensável para o sucesso. Sua formação é de Administrador de empresas, pós-graduado e com MBA em Finanças pela USP, no Brasil, e outros desenvolvimentos nos Estados Unidos e Europa, em universidades como Stanford, Insead e IMD.


Conteúdo

• Satisfação e engajamento de time;

• Uma nova filosofia de gestão que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “a Felicidade que dá lucro”;

• Liderança extrovertida e sustentável: quebrando paradigmas em setores conservadores;

• Reduzindo os custos operacionais e ao mesmo tempo melhorando a qualidade dos serviços.


01/09/2017 - 16:30 às 17:30

ROSSANDRO KLINJEY

LIDERANÇA NO MUNDO LÍQUIDO

Currículo

Rossandro Klinjey é psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e professor visitante da Fundação Dom Cabral, maior empresa de educação do mundo. Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde fez mestrado e também lecionou, atendeu por 20 anos em consultório exercendo a prática da Psicologia Clínica.
Como palestrante, viaja pelo Brasil e por países como Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Itália, Alemanha e Portugal. Presenciais e on line, suas apresentações já foram contratadas por grandes corporações, como Bradesco, Petrobrás, Grupo Algar, UNICAMP, FAAP e Somos Educação, assim como por instituições de Estado, como Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Superior do Trabalho.
Desde 2017, produz conteúdo em vídeos, que logo ganharam enorme alcance e hoje contabilizam mais de 150 milhões de visualizações. Por seu poder de comunicação que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um fenômeno das redes sociais, presente nas principais plataformas, tendo ultrapassado os 2 milhões de seguidores.
Dedica-se, em especial, à Educação com ênfase na importância do desenvolvimento emocional e nas relações interpessoais envolvidos nesse processo que acompanha – ou deveria acompanhar – toda a vida de cada indivíduo. Rossandro se consagrou ao longo dos anos como um dos principais palestrantes do país.


Conteúdo

• Conhecimento, trabalho e tempo no mundo líquido;

• O novo profissional e seus desafios;

• Gerações e suas múltiplas linguagens;

• Como administrar tempo, trabalho, informações e eficácia?


01/09/2017 - 17:30 às 18:30

PEDRO MANDELLI

REALIDADE E LIDERANÇA: PARA ONDE FOI O DEPÓSITO DE ESPERANÇAS?

Currículo

PEDRO MANDELLI é um dos mais influentes e reconhecidos consultores do Brasil. É fundador e sócio-diretor da Mandelli & Loriggio Consultores Associados, consultoria dedicada ao desenho e à condução de processos no campo de estratégia e gestão de pessoas, definição de modelos organizacionais e elaboração e condução de projetos de mudanças organizacional e cultural. Mandelli tem mais de três décadas e meia de atuação com empresas de todos os portes, nacionais e internacionais, de variados segmentos da economia, em trabalhos desenvolvidos no Brasil, Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Nos últimos 10 anos, cerca de 200 executivos também passaram por processos de mentoring e counseling conduzidos por Mandelli. Professor no MBA de Educação Executiva da Fundação Dom Cabral (FDC) desde 1992, responde pelas disciplinas de liderança, gestão de pessoas, comportamento organizacional e gestão de mudanças. Ministrou aulas nos programas internacionais da FDC em parceria com a INSEAD, na França, com Kellogg School of Management (Northwestern University/EUA). Vem sendo lembrado e premiado desde o ano 2000 como um dos professores mais queridos de MBA do Brasil, além de ser um dos cinco consultores mais requisitados do País para palestras, que chegam a uma centena a cada ano.



Conteúdo

• Desmistificando o discurso de liderança;

• O modelo mental do "orgulho de pertencer";

• Qual é a real oferta de troca entre empresas e profissionais?

• O "desconfiôdromo" está ligado faz tempo;

• O que a empresa já deveria ter feito?

• O que os profissionais já fizeram?

• O caminho vai ser longo.