Evento

Congresso Excelência em Gestão e Liderança

Programação

01/09/2017 - 08:30 às 10:45

WILLIAM WAACK

O BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: QUAIS OS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO?

Currículo

William José Waack (São Paulo, 30 de agosto de 1952) é um jornalista, professor e ex-handebolista brasileiro. Waack é formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em ciência política, sociologia e comunicação na Universidade de Mainz, na Alemanha. Fez mestrado em Relações Internacionais. Também foi atleta membro da Seleção Brasileira de Handebol.
William possui quatro livros publicados e já venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo: pela cobertura da Guerra do Golfo (1991) e ao revelar informações sobre a Intentona Comunista de 1935 até então mantidas sob sigilo nos arquivos da antiga KGB em Moscou (1993).


Conteúdo

  • De certeza percebemos que o cenário político influenciará o contexto econômico que viveremos em 2018. Esse é o desafio que William Waack, nos auxiliará a refletir: quais personagens e qual leitura poderemos ter para ampliar nossa visão de futuro.

• O fim de 2016 foi um período de intensas mudanças políticas e sociais, mas também um momento inclinado ao surgimento de novas oportunidades nos negócios, nas relações empresariais e na economia. Segundo mostram os indicadores e pesquisas, 2017 tende a seguir o mesmo caminho, porém muito mais linear e otimista. Com a confiança dos consumidores reaquecida, este ano tem tudo pra ser “o pulo do gato” das empresas.

• Com um conteúdo atualizado e alinhado às perspectivas de mercado, WILLIAM WAACK discute o cenário econômico atual e fomenta caminhos e tendências para alavancar organizações, colaboradores e negócios.


01/09/2017 - 09:30 às 09:55

LUIZ FELIPE PONDÉ

ÉTICA: FATOR DECISIVO DA TRANSFORMAÇÃO

Currículo

Filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe Pondé é considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros. É pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião. Colunista do jornal Folha de S.Paulo há quase seis anos, Pondé também é autor de 12 livros, sendo, inclusive, aclamado pela crítica com os livros “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)” e coautor do livro “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil”, junto do renomado jornalista Gilberto Dimestein, do historiador Leandro Karnal, e do educador e filósofo Mario Sergio Cortella. Na obra, os autores destrincham os sistemas democrático e político que se instauraram no país.


Conteúdo

 • Tensões da ética contemporânea;

• É possível ser ético em um mundo onde tudo é relativo?

• Ética x Transformação para o crescimento.


01/09/2017 - 09:55 às 10:20

DEMÉTRIO MAGNOLI

O CICLO DAS MUDANÇAS DO MUNDO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL

Currículo

Atualmente é colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News. É integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (GACINT) da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em geografia humana, Demétrio é especialista em política internacional, jornalista e sociólogo. Em suas palestras, se diferencia por apresentar com maestria os cenários sociopolíticos e cenários político econômicos do Brasil e do mundo. É considerado uma das principais referências do tema no Brasil. Como docente, foi professor da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na condição de pesquisador e escritor, publicou dezenas de ensaios e obras. Foi comentarista da TV Cultura e colunista da Band News FM e revista Época.


Conteúdo

 • Cenários Macroeconômicos e as relações de dependência entre os países;

• Desglobalização?

• A (des)ordem mundial e os dilemas do Brasil;

• A retomada econômica.


01/09/2017 - 10:20 às 10:45

VIVIANE MOSÉ

LÍDERES CAPAZES DE TRANSFORMAR A GESTÃO

Currículo

Filósofa, escritora, consultora e poeta, Viviane Mosé é uma mulher versátil. Com a habilidade prática e teórica de traduzir filosofia e comportamento à gestão de empresas e pessoas, suas palestras têm sido requisitadas em todo o Brasil. Desenvolveu e escreveu o quadro Ser ou Não Ser, onde apresentou no Fantástico da TV Globo, temas da filosofia em uma linguagem cotidiana. Os 24 episódios foram reapresentados também no canal GNT da Globosat. Escreveu e apresentou, no canal Futura, oito episódios da mesma série, agora com foco em educação. De 2007 a 2009, foi consultora sênior da comissão de reformulação curricular do Estado do Espírito Santo. Também é psicóloga, psicanalista em políticas públicas e doutora em filosofia, encabeçando, atualmente, a lista dos pensadores mais respeitados do país.


Conteúdo

 • As mudanças de paradigmas que a contemporaneidade exige da liderança;

• O que é ser um líder diante deste novo cenário de transformação?

• Mudanças em metas e estruturas institucionais e empresariais?

• A flexibilidade, a leveza, fundamentos da força e da eficiência da liderança.


01/09/2017 - 14:00 às 15:00

RIVADÁVIA DRUMMOND

LIDERANDO A INOVAÇÃO ESTRATÉGICA

Currículo

Rivadavia Drummond é pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University nos EUA. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH, partner e board member da Grupo Anima de Educação, professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadavia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.


Conteúdo

• Perguntas complexas x respostas fáceis

• Por que organizações bem gerenciadas também fracassam?

• Qual o valor da inovação?

• Grandes transformações - Em que mundo vivemos?

• O Brasil fornece contexto adequado ao empreendedorismo e à inovação?

• Criatividade à Brasileira!

• Estratégia de Inovação - inovação tecnológica x inovação no modelo de negócios

• Execução - fatores dificultadores e papel da liderança

• Ferrametas - 101+ ferramentas, da empatia ao lean canvas

• Métricas e Resultados - fugindo das métricas convencionais

• Futuro: o que vem por aí


01/09/2017 - 15:00 às 16:00

MÁRCIO FERNANDES

UMA NOVA FILOSOFIA DE GESTÃO: FELICIDADE DÁ LUCRO

Currículo

Márcio Fernandes, presidente da Elektro, é um dos líderes mais admirados do país. Em sua gestão, a distribuidora de energia foi eleita por seis vezes a melhor empresa para se trabalhar no Brasil e duas vezes da América Latina pelo Great Place to Work e Você S/A, graças à sua filosofia de gestão que alia felicidade ao resultado. Adepto da liderança extrovertida e sustentável, ele acredita na humanização dos processos e aposta no lucro que isso gera, tanto para o engajamento das equipes quanto para o alcance dos resultados. Conduziu em menos de dois anos um time com aproximadamente 4 mil pessoas ao ápice da eficiência operacional, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos operacionais, ao mesmo tempo em que melhorou em mais de 15% a qualidade dos serviços. Com um carisma ímpar, o empresário (que também é palestrante) viaja o país estimulando eficiência operacional, trabalho em equipe e uma gestão transformadora através da empatia e do compromisso com o colaborador: peça indispensável para o sucesso. Sua formação é de Administrador de empresas, pós-graduado e com MBA em Finanças pela USP, no Brasil, e outros desenvolvimentos nos Estados Unidos e Europa, em universidades como Stanford, Insead e IMD.


Conteúdo

• Satisfação e engajamento de time;

• Uma nova filosofia de gestão que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “a Felicidade que dá lucro”;

• Liderança extrovertida e sustentável: quebrando paradigmas em setores conservadores;

• Reduzindo os custos operacionais e ao mesmo tempo melhorando a qualidade dos serviços.


01/09/2017 - 16:30 às 17:30

ROSSANDRO KLINJEY

LIDERANÇA NO MUNDO LÍQUIDO

Currículo

Rossandro Klinjey é palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise.
É autor do livro Temas complexos: uma abordagem didática e coautor do livro Educando para a paz.
Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante.
Lecionou nos cursos de Psicologia, Administração de Empresa, Marketing, Educação, Medicina, entre outros.
Hoje, ele atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros.


Conteúdo

• Conhecimento, trabalho e tempo no mundo líquido;

• O novo profissional e seus desafios;

• Gerações e suas múltiplas linguagens;

• Como administrar tempo, trabalho, informações e eficácia?


01/09/2017 - 17:30 às 18:30

PEDRO MANDELLI

REALIDADE E LIDERANÇA: PARA ONDE FOI O DEPÓSITO DE ESPERANÇAS?

Currículo

Consultor nas áreas de gestão de performance e comportamento organizacional bem como gestão de mudanças. Sócio - Diretor da MANDELLI&LORIGGIO Consultores Associados em São Paulo e da Mandelli Consulting Inc. - Canadá.
É professor da Fundação Dom Cabral desde 1992 nas áreas de modelos de organização, processos de mudança, liderança e desenvolvimento de pessoas, tanto nos programas nacionais quanto nos internacionais.
É autor do livro Muito Além da Hierarquia, co-autor de “A disciplina e a arte da Gestão das Mudanças”, autor de “Vida e Carreira: um equilíbrio possível?” em conjunto com Mario Sergio Cortella e co-autor de Exercendo Liderança.
Articulista de revistas de negócios desde 1992, eleito um dos três professores mais queridos de programas de MBA e um dos cinco consultores/palestrantes de conteúdo mais requisitados do País. Os artigos podem ser encontrados em www.mandelli.com.br


Conteúdo

• Desmistificando o discurso de liderança;

• O modelo mental do "orgulho de pertencer";

• Qual é a real oferta de troca entre empresas e profissionais?

• O "desconfiôdromo" está ligado faz tempo;

• O que a empresa já deveria ter feito?

• O que os profissionais já fizeram?

• O caminho vai ser longo.