Evento

BRASÍLIA
Inteligência Emocional: A base para toda liderança
ROSSANDRO KLINJEY

Programação

13/08/2019 - 08:30 às 17:30

ROSSANDRO KLINJEY

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: A BASE PARA TODA LIDERANÇA

Currículo

Rossandro Klinjey é psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e professor visitante da Fundação Dom Cabral, maior empresa de educação do mundo. Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde fez mestrado e também lecionou, atendeu por 20 anos em consultório exercendo a prática da Psicologia Clínica.
Como palestrante, viaja pelo Brasil e por países como Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Itália, Alemanha e Portugal. Presenciais e on line, suas apresentações já foram contratadas por grandes corporações, como Bradesco, Petrobrás, Grupo Algar, UNICAMP, FAAP e Somos Educação, assim como por instituições de Estado, como Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Superior do Trabalho.
Desde 2017, produz conteúdo em vídeos, que logo ganharam enorme alcance e hoje contabilizam mais de 150 milhões de visualizações. Por seu poder de comunicação que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um fenômeno das redes sociais, presente nas principais plataformas, tendo ultrapassado os 2 milhões de seguidores.
Dedica-se, em especial, à Educação com ênfase na importância do desenvolvimento emocional e nas relações interpessoais envolvidos nesse processo que acompanha – ou deveria acompanhar – toda a vida de cada indivíduo. Rossandro se consagrou ao longo dos anos como um dos principais palestrantes do país.


Objetivo

Segundo Daniel Goleman, criador da inteligência emocional, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Para isto, existem algumas características pessoais que são percebidas em algumas situações que identificam claramente um indivíduo que se sobressai emocionalmente de outros e que são capazes de gerenciar situações de maneira única, algumas delas são:

SER UM BOM OUVINTE • SABER O QUE DIZER E QUANDO DIZÊ-LO • SER CUIDADOSO E ATENCIOSO • CRIAR UMA BASE SÓLIDA PARA UM AMBIENTE DE ESPERANÇA E OTIMISMO, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO • ADMINISTRAR EMOÇÕES, E REDUZIR O FORTE TEMPERAMENTO MESMO EM SITUAÇÕES DE ESTRESSE • CAPACIDADE DE ANALISAR PROBLEMAS COM MAIOR TRANQUILIDADE PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO • SER UM EXCELENTE TOMADOR DE DECISÃO E CONFIANÇA NA PRÓPRIA INTUIÇÃO • RECEBER CRÍTICAS E SABER USA-LAS EM PROL DO SEU DESEMPENHO

Pessoas assim têm um alto grau de inteligência emocional. Eles se conhecem muito bem e também são capazes de sentir as necessidades emocionais dos outros. A construção dessas habilidades é essencial para o líder que deseja criar uma relação sólida com sua equipe e consequentemente melhorar os resultados. Rossandro Klinjey utiliza seus 20 de experiência em atendimento clínico, 10 anos em salas de universidade e apresenta na Escola de Gestão o programa “Inteligência Emocional – A base para toda liderança”, e ensinará ao participante não apenas entender a inteligência emocional, mas desenvolvê-la.


Conteúdo

AUTO-CONHECIMENTO

• Autoconsciência Emocional: Entender emoções e seus efeitos no auto desempenho.



AUTO GERENCIAMENTO


• Autocontrole emocional: Como manter as emoções e os impulsos disruptivos sob controle e manter a eficácia sob condições estressantes ou hostis.

• Adaptabilidade: Flexibilidade na gestão de mudanças, gerindo múltiplas demandas e adaptando nossas ideias ou abordagens.

• Orientação de realização: Esforço para atender ou exceder um padrão de excelência; gerar melhorias, definir metas e assumir riscos calculados.

• Perspectiva Positiva: Ver o positivo em pessoas, situações e eventos e a persistir em crescer emocionalmente, apesar dos obstáculos e retrocessos.



CONSCIÊNCIA SOCIAL


• Empatia: Sentir os sentimentos e perspectivas dos outros, e desenvolver a capacidade de perceber o que os outros sentem e pensam.

• Consciência Organizacional: Reconhecer as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo, identificar influenciadores, redes e dinâmicas organizacionais.



GESTÃO DE RELACIONAMENTO


• Influência: Impactar positivamente os outros, persuadindo ou os convencendo a fim de obter apoio.

• Coach e Mentor: Promover a aprendizagem ou o desenvolvimento das pessoas por meio de feedback, orientação e suporte.

• Gestão de Conflitos: Administrar situações emocionais ou tensas e encontrar soluções que todos possam endossar.

• Trabalho em equipe: Trabalhar com outros em prol do mesmo objeto; participando ativamente, compartilhando responsabilidade e recompensas, e contribuindo para a capacidade da equipe.

• Liderança Inspiradora: Inspirar e e orientar indivíduos e grupos para uma visão significativa de excelência e para trazer o melhor nos outros.



AUTO-CONHECIMENTO


• Autoconsciência Emocional: Entender emoções e seus efeitos no auto desempenho.



AUTO GERENCIAMENTO


• Autocontrole emocional: Como manter as emoções e os impulsos disruptivos sob controle e manter a eficácia sob condições estressantes ou hostis.

• Adaptabilidade: Flexibilidade na gestão de mudanças, gerindo múltiplas demandas e adaptando nossas ideias ou abordagens.

• Orientação de realização: Esforço para atender ou exceder um padrão de excelência; gerar melhorias, definir metas e assumir riscos calculados.

• Perspectiva Positiva: Ver o positivo em pessoas, situações e eventos e a persistir em crescer emocionalmente, apesar dos obstáculos e retrocessos.



CONSCIÊNCIA SOCIAL

• Empatia: Sentir os sentimentos e perspectivas dos outros, e desenvolver a capacidade de perceber o que os outros sentem e pensam.

• Consciência Organizacional: Reconhecer as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo, identificar influenciadores, redes e dinâmicas organizacionais.



GESTÃO DE RELACIONAMENTO

• Influência: Impactar positivamente os outros, persuadindo ou os convencendo a fim de obter apoio.

• Coach e Mentor: Promover a aprendizagem ou o desenvolvimento das pessoas por meio de feedback, orientação e suporte.

• Gestão de Conflitos: Administrar situações emocionais ou tensas e encontrar soluções que todos possam endossar.

• Trabalho em equipe: Trabalhar com outros em prol do mesmo objeto; participando ativamente, compartilhando responsabilidade e recompensas, e contribuindo para a capacidade da equipe.

• Liderança Inspiradora: Inspirar e e orientar indivíduos e grupos para uma visão significativa de excelência e para trazer o melhor nos outros.