Evento

Brasília |Transformação digital e o código do inovador: O Grande desafio de lid • Rivadávia Drummond

28 e 29 de Outubro

Informações


 O programa ancora-se em metodologias ativas centradas no participante. A lógica é aprender fazendo, ressignificando os aportes teóricos apresentados e discutidos. A “metodologia de es¬túdio” (studio-based, student-centric program) pressupõe que se apresente aos participantes problemas complexos do mundo real e deles se demandem caminhos viáveis de solução. Nesta metodologia entendemos que a palestra ou aula expositiva pode de fato inspirar, mas só a expe¬riência é capaz de promover mudanças culturais e comportamentais.



Público-alvo

Gestores, servidores públicos, líderes e demais interessados em construir as novas competên¬cias demandadas para enfrentar os muitos desafios das organizações do século XXI. Pensado¬res e fazedores ambiciosos e corajosos, com grande vontade de fazer a diferença no mundo para as futuras gerações.


Programação

28/10/2021 - 08:30 às 17:30

RIVADÁVIA DRUMMOND

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O CÓDIGO DO INOVADOR: O GRANDE DESAFIO DE LIDERAR EQUIPES EMPREENDEDORAS NO

Currículo

Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.


Objetivo

 As duas primeiras décadas do século XXI são marcadas por um nível descomunal de mudanças em vários setores da economia em todo o planeta. As consequências de tais mudanças são ma¬nifestas pelo aumento exponencial da incerteza e da ambiguidade na (a) rotina de trabalho de gestores e executivos, e (b) na qualidade do processo decisório das organizações. Para enfren¬tar tais desafios, proponho retomar o conceito de Ambidestria Organizacional na qual gesto¬res e líderes aprendam a reconciliar eficiência com inovação. Este programa objetiva combinar conceitos e práticas de gestão tradicional com gestão empreendedora com vistas a experimen¬tar os processos de transformação digital, inovação e liderança empreendedora. r


Conteúdo

 1. LIDERANÇA EMPREENDEDORA

a. O que sobrou do conceito de LIDERANÇA?

b. Liderança na ERA da INCERTEZA;

c. Os 4 papeis do LIDER EMPREENDEDOR;

d. O fim da vantagem competitiva: O que há de novo no campo da Estratégia?

e. Gestão Tradicional x Gestão Empreendedora: diferenças, desafios e o que você precisa aprender;

f. Cultura Digital.



2. OS 5 DOMINIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e o CÓDIGO DO INOVADOR

a. O que é transformação digital?

b. Panorama da transformação no Brasil e no Mundo;

c. As armadilhas de fracasso das iniciativas de transformação digital:

I. Armadilha 1: Estratégia;

II. Armadilha 2: Cultura;

III. Armadilha 3: Liderança.

d. OS 5 DOMÍNIOS da Transformação Digital e as 4 ETAPAS do Código do Inovador:

I. Domínio 1: DADOS – gerador de valor de dados;

II. Domínio 2: ESTRATÉGIA/COMPETIÇÃO – trem de valor competitivo, mapa de modelo de negócios em plataforma;

III. Domínio 3: CLIENTES/CIDADÃOS/SOCIEDADE – gerador de estratégia de redes de clientes;

IV. Domínio 4: PROPOSTA DE VALOR – roteiro de proposta de valor;

V. Domínio 5: O CÓDIGO DO INIOVADOR e as



3. METODOLOGIAS ÁGEIS;

1. A metodologia TTO (Tools, Tests, Outcome) – Ferramentas, Testes e Resultados;

2. O Processo de Inovação:

a. Geração de INSIGHTS: aprendendo a saborear as surpresas:

I. FERRAMENTAS: O DNA do Inovador: questionar, observar, experimentar e formar re¬des, sistema de captura de insights;

II. TESTES: os testes da prova e do voto;

III. RESULTADO: lista de “sacadas” de oportunidades.

b. Enquadramento do PROBLEMA: descobrindo o problema a ser resolvido:

I. FERRAMENTAS: tempestade de dores, etnografia, digital ethnography, entrevistas de aconselhamento;

II. TESTES: teste de fumaça, teste da chamada de surpresa;

III. RESULTADO: declaração da visão do cliente.

c. Construção do PROTÓTIPO/SOLUÇÃO: construindo o protótipo mínimo viável:

I. FERRAMENTAS: tempestade de soluções - os 4 tipos de protótipos;

II. TESTES: teste do “uau!”, teste de promoção (NPS), teste de pagamento;

III. RESULTADO: produto mínimo viável.

d. Avaliação do MODELO DE NEGÓCIOS: a estratégia de ida ao mercado/sociedade:

I. FERRAMENTAS: canvas do modelo de negócios, snapshot do modelo de negócios, me¬didor de sensibilidade de preço, cadeia de consumo, pirâmide de influência do cliente;

II. TESTES: métricas de amor, métricas financeiras;

III. RESULTADO: modelo de negócios escalonável.