Evento

Brasília | Gestão da inovação - Estratégia e execução • Rivadavia Drummond

Programação

04/08/2022 - 08:30 às 18:00

RIVADÁVIA DRUMMOND

GESTÃO DA INOVAÇÃO - ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Currículo

Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.


Objetivo

A inovação é parte da estratégia de qualquer organização, e é a partir deste conceito que Rivadávia Drummond acredita que a inovação é a única forma de gerar crescimento, e toda organização busca crescimento de alguma forma, independente da sua estratégia. O programa tem por objetivo principal auxiliar os participantes a entenderem o que é a inovação, e para isto, Rivadávia desenvolveu um programa com metodologias ativas e participativas e apresenta um framework com modelo para que os participantes se inspirem e compreendam o processo de inovação estratégica dentro da organização.





O modelo criado por Rivadávia possui 4 elementos:



1. Qual a estratégia da organização, como ela gera crescimento e de que forma a inovação contribui;

2. Quais fatores vão facilitar e dificultar a execução da estratégia;

3. Quais ferramentas a organização possui para fazer a inovação;

4. Métricas: como medir a inovação na organização.



Através deste modelo e do framework, a organização passa a ter gestores aptos a aplicar a inovação e alcançar crescimento na organização.





Conteúdo

PARTE I – A INOVAÇÃO

• Conceitos fundamentais

• Pensamento visual e storytelling;

• A importância de falar a mesma língua

• Cases de inovação ao redor do mundo;

• As grandes armadilhas da inovação;

• Como colocar a inovação na estratégia da instituição;



PARTE II – INOVAÇÃO ESTRATÉGICA

• Como definir a estratégia ideal – Estratégia deliberada x Estratégia emergente

• Inovação Tecnológica x Inovação Modelo de Negócio

• Modelo de inovação estratégica – Alavancas da inovação



PARTE III – INSPIRAR, EXPERIMENTAR E PROTOTIPAR;

• Modelo de negócio

• Conceitos

• Modelo de negócios convencionais x Modelo de negócios Sociais

• O que medir nos processos de inovação?



PARTE IV – A PROSPECÇÃO PARA O FUTURO