Evento

Brasília • Inovação, transformação digital e código inovador • Rivadávia Drummond

Programação

19/10/2022 - 08:30 às 18:00

RIVADÁVIA DRUMMOND

INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CÓDIGO INOVADOR

Currículo

Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.


Objetivo

Curso atual e inovador sobre a inovação, as ferramentas da transformação digital para o mundo corporativo e como utilizar o código inovador. 


Conteúdo

Parte I - LIDERANÇA EMPREENDEDORA

• O que sobrou do conceito de LIDERANÇA?

• Liderança na ERA da INCERTEZA

• Os 4 papeis do LIDER EMPREENDEDOR

• O fim da vantagem competitiva: O que há de novo no campo da Estratégia?

• Gestão Tradicional x Gestão Empreendedora: diferenças, desafios e o que você precisa aprender

• Cultura Digital



Parte II - OS 5 DOMINIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e o CÓDIGO DO INOVADOR

• O que é transformação digital?

• Panorama da transformação no Brasil e no Mundo

• As armadilhas de fracasso das iniciativas de transformação digital

o Armadilha 1: Estratégia

o Armadilha 2: Cultura

o Armadilha 3: Liderança



• OS 5 DOMÍNIOS da Transformação Digital e as 4 ETAPAS do Código do Inovador

o Domínio 1: DADOS – gerador de valor de dados

o Domínio 2: ESTRATÉGIA/COMPETIÇÃO – trem de valor competitivo, mapa de modelo de negócios em plataforma

o Domínio 3: CLIENTES/ CIDADÃOS/SOCIEDADE – gerador de estratégia de redes de clientes

o Domínio 4: PROPOSTA DE VALOR – roteiro de proposta de valor

o Domínio 5: O CÓDIGO DO INOVADOR e as METODOLOGIAS ÁGEIS



Parte III – METODOLOGIAS E PROCESSO APLICAVÉIS

• A metodologia TTO (Tools, Tests, Outcome) – Ferramentas, Testes e Resultados

• O Processo de Inovação:

o Geração de INSIGHTS: aprendendo a saborear as surpresas

o FERRAMENTAS: O DNA do Inovador: questionar, observar, experimentar e formar redes; sistema de captura de insights

o TESTES: os testes da prova e do voto

o RESULTADO: lista de “sacadas” de oportunidades



PARTE IV - ENQUADRAMENTO DO PROBLEMA

• Descobrindo o problema a ser resolvido

• FERRAMENTAS: tempestade de dores, etnografia,

• Digital ethnography, entrevistas de aconselhamento

• TESTES: teste de fumaça, teste da chamada de surpresa

• RESULTADO: declaração da visão do cliente