Evento

APG Compacto: a essência do APG com conteúdo inédito em três dias integrais

Programação

22/05/2017 - 08:00 às 19:00

OSCAR MOTOMURA

APG COMPACTO: A ESSÊNCIA DO APG COM CONTEÚDO INÉDITO EM TRÊS DIAS INTEGRAIS

Currículo

OSCAR MOTOMURA é o fundador e principal executivo da Amana-Key, uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas do setor empresarial e governamental, e da sociedade civil.
Executivo multidisciplinar, com uma experiência de mais de trinta anos na liderança de projetos de alta complexidade, Motomura é considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país. A expressão “equações impossíveis”, cunhada por ele, resume muito bem o foco de seu trabalho: situações altamente desafiadoras e aparentemente sem solução. Segundo costuma dizer, “quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige ‘criatividade radical’, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.
Na visão de Motomura, o “impossível” deve ser encarado como algo ainda não viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ou culturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em sua definição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível (visto que viabilizar “o que já é viável” não requer criatividade nem competência...).
Motomura vem trabalhando em consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais e também para organizações governamentais, especialmente em projetos de reinvenção estratégica e preparação para o futuro, incluindo evolução cultural, integração de culturas, revisão da própria identidade da organização e preparação do time de alta administração para os desafios internos e externos à frente.
É conhecido pelo seu carisma e estilo único na condução de eventos educacionais de grande porte e na mediação de debates abertos sobre temas complexos e polêmicos. Sua formação multidisciplinar, criatividade e visão sistêmica têm sido fundamentais para a facilitação de diálogos, mesmo os mais robustos, com líderes dos mais diferentes setores.
Além de CEO da Amana-Key, Motomura é um cidadão ativo do país e do mundo, criador de várias iniciativas ao longo das últimas décadas, como os projetos/movimentos “Estratégia de país”, “Eleitores conscientes”, “Projeto Jovens”, “PGE - Programa de Gestão Empreendedora” (para jovens universitários) e outros na área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Como principal acionista da Amana-Key, vem fazendo com que todos os resultados gerados pela Amana-Key sejam reinvestidos na evolução da própria organização e aplicados em projetos ligados à evolução do todo maior (na área da ética e da busca do bem-estar para todos).
Motomura é também co-chairman do Conselho Internacional da Carta da Terra e da Iniciativa Carta da Terra em Ação.


Objetivo

• Foco em liderança para os desafios inéditos que vivemos no Brasil e no mundo;

• Ampliação da visão do todo dos líderes de cúpula e gestores de média administração;

• Ênfase especial na geração de insights que levem as organizações públicas e privadas a um novo patamar de resultados;

• Excelente preparação para o APG intensivo de cinco dias que é realizado na sede da Amana-Key, em São Paulo;

• Excelente complementação para quem já fez o APG em São Paulo e também para quem já fez o APG Compacto em anos anteriores.



Conteúdo

1. Liderança sem Lacunas: uma gestão 360 graus que, por catalisação de iniciativa coletiva, não deixa qualquer tipo de brecha por meio da qual possa haver perda de resultados e a geração de declínio da organização.



2. Liderança da Superação: uma gestão capaz de mobilizar a organização como um todo na busca da viabilização de tudo o que parece impossível de ser realizado.



3.
Liderança Sistêmica Macro: uma gestão capaz de contribuir para a cura do sistema maior dentro do qual a organização está inserida, concomitantemente à busca da cura da própria organização.



4. Liderança da Excelência Futura: uma gestão que incorpora os avanços da ciência e da tecnologia (complexidade, inteligência artificial etc.) na preparação da organização para um futuro muito diferente à frente.



5. Liderança em Reinvenções: uma gestão altamente empreendedora nas áreas pública e privada, que seja capaz de catalisar inovações radicais e verdadeiras reinvenções de forma contínua.



6. Liderança Ativista: uma gestão engajada, sem medos, que assume riscos de forma consciente e neutraliza todo tipo de omissão, indiferença e passividade; uma gestão que deixa para trás o ultrapassado, em si e no grupo todo.



7. Liderança Coesiva: uma gestão que integra, une, pacifica, harmoniza e resgata os valores mais essenciais do ser humano como a justiça, a solidariedade, cooperação, ajuda mútua, o desapego, a compaixão.



8. Liderança Consciente: uma gestão centrada na motivação como intenção (de fazer o bem pelo bem, de buscar o bem comum, de superar todo tipo de egoísmo individual e coletivo, de valorização de todos os seres vivos).



9. Liderança pelo Espírito (das leis, das crenças, de tudo que se vive): uma gestão mais natural, fluida, altamente flexível e adaptativa, que leva a decisões com mais sabedoria e um senso de julgamento mais elevado.



10. Liderança de Si: uma gestão que faz com que todos na organização busquem evoluir nas áreas pessoal e profissional - de forma integrada - por autodesenvolvimento, autogestão e auto-organização.